segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

* DISLÉXICOS SENTEM DIFICULDADE COM A REFORMA ORTOGRÁFICA

                                                              
  Conviver com a dislexia já não era uma tarefa fácil, mas  recentemente ficou mais complicada graças a implementação da reforma ortográfica da língua portuguesa.
Desde que a reforma entrou em vigor em janeiro de 2009, todo aquele que escrevem na língua portuguesa e não tem o tempo para voltar a escola tem enfrentado dificuldades com ela. Entretanto, os disléxicos, cerca de 6 a 10% da população encontram um  problemas um pouco maior no meio de tudo isto. O que acontece devido a dificuldade que eles teme de reconhecer símbolos escritos. Para quem passou 11 anos tentando aprender regras gramáticais e de gráfia, a simples mudança de colocação de acentos e símbolos gramaticais torna a vida de muitos disléxicos bem mais difícil.
O disléxico adulto de hoje, aquele que chegou a universidade, teve que estudar gramática normativa durante quase dez anos e que provavelmente contou com auxilio no processo, agora terá que rever muitos dos seus dispositivos  es estratégias criados para lidar com a doença.
Outra característica da reforma ortográfica que agrava a doença é o fato de que muitos disléxicos e outras pessoas com “distúrbios do aprendizado” tem dificuldade em aprender informação sistematizada na mesma velocidade que a população mediana e isto inclui a utilização de símbolos novos, e como palavras são simbolos dos mais complexos por tanto entender as novas regras da utilização de acentos não vai ser fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário