terça-feira, 3 de abril de 2012

* Tipos de Discalculia

Tipos de discalculia de acordo com o tipo de dificuldade apresentado na área matemática. Tipos de discalculia ajudam a identificar exatamente a dificuldade apresentada para proceder a uma melhor intervenção.

 

Discalculia

Discalculia é uma dificuldade na área da matemática, diferente de acalculia que basicamente é a incapacidade total no uso de símbolos matemáticos. Também se utiliza o termo discalculia de desenvolvimento para distinguir esta problemática em crianças e jovens daquela presente em adultos que sofreram graves lesões cerebrais.
Ainda se pode falar em discalculia quantitativa, discalculia qualitativa e discalculia intermédia. A primeira refere-se a um défice nas capacidades de contar e calcular. A segunda resulta das dificuldades de compreensão de instruções ou da aprendizagem de procedimentos básicos para resolver uma operação. Já a terceira implica a incapacidade de trabalhar com símbolos ou números matemáticos.

 

Tipos de Discalculia

Os tipos de discalculia foram descritos pelo Dr. Ladislav Kosc, o investigador que identificou a discalculia em 1974. Este autor descreveu seis tipos de discalculia, cada uma correspondendo a capacidades específicas e tarefas da matemática. Estes tipos de discalculia podem ocorrer individual ou conjuntamente.

 

Discalculia Verbal

Dificuldade em nomear quantidades matemáticas, números, termos, símbolos e relações matemáticas.

 

Discalculia Lexical

Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos, como numerais.

 

Discalculia Gráfica

Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos, como números ou sinais matemáticos.

 

Discalculia Operacional

Dificuldades na realização de operações e cálculos matemáticos.

 

Discalculia Ideognóstica

Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos, como identificar se um número é maior do que outro.

 

Discalculia Practognóstica

Dificuldade tornar prático conceitos matemáticos teóricos, por exemplo trabalhar equações.

Fonte: http://educamais.com/tipos-de-discalculia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário